Pesquisar neste blog

0

Os 10 momentos mais constrangedores do ‘Troféu Imprensa 2013′

segunda-feira, 29 de abril de 2013
Jurados do Troféu Imprensa 2013
Jurados do Troféu Imprensa 2013
Não aguentei esperar. Precisava comentar com vocês sobre a 55ª Edição do Troféu Imprensa, apresentada na noite deste domingo (28), na programação do SBT. O júri, formado por jornalistas e personalidades da televisão, escolheu os destaques da mídia brasileira em 2012.
Como já era esperado, nas categorias principais, a novela ‘Avenida Brasil’ foi eleita como a ‘Melhor Novela’ do ano. Merecidamente, a produção de João Emanuel Carneiro ainda recebeu os prêmios de ‘Melhor Ator’ (Murilo Benício) e ‘Melhor Atriz’ (Adriana Esteves). Xuxa finalmente foi eleita como a ‘Melhor Apresentadora’ e o ‘Carrossel Animado’, como ‘Melhor Programa Infantil’.
Entretanto, como vem acontecendo nos últimos anos, a premiação foi repleta de momentos incoerentes e que chamaram a atenção negativamente de quem estava assistindo. O blog POR TRÁS DA MÍDIA, que acompanhou todo o programa atentamente, faz agora uma compilação dos 10 momentos mais constrangedores da noite. Veja:
1 -Primeiramente, as indicações absurdas. Lua Blanco (QUEM?) concorrendo com Adriana Esteves e Cláudia Abreu na categoria de ‘Melhor Atriz’? Arthur Aguiar (QUEM?) concorrendo com Cauã Reymond e Murilo Benício na categoria de ‘Melhor Ator’? É pra rir? E a música ‘Me Beija Agora’, do Calypso, que ficou entre os indicados a hit de 2012? Onde? Quando? Como? Em que país?
2 - A escolha dos jurados do Troféu Imprensa é algo que ainda deixa a desejar. Sônia Abrão não cobre mais televisão. Leão Lobo e Nelson Rubens são jornalistas de celebridades (e não analistas de produtos midiáticos). É preciso separar as coisas. Felizmente, Keila Jimenez, Cristina Padiglione e José Armando Vannucci salvaram a mesa e teceram os melhores e mais equilibrados comentários da noite.
3 -Aliás, por falar em Sônia Abrão, ela elogiou bastante a programação do SBT, hein? Várias pessoas comentaram isso no Twitter (não sou eu quem está afirmando, ok?). Será que isso quer dizer alguma coisa? Dizem por aí que ela estaria negociando a volta para a emissora… Aguardemos!
4 - Meio incoerente o Roberto Carlos vencer duas categorias de um troféu intitulado ‘Imprensa’, né não? Esperei algum protesto dos jornalistas da bancada sobre a tentativa dele de proibir a publicação do livro ‘Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude’, da escritora Maíra Zimmermann. Ninguém falou nada sobre o assunto. Aliás, no passado, ele também vetou a publicação de uma outra biografia. Não se fazem mais jornalistas como antigamente. Uma pena…
5 - Sou fã da Eliana, mas não poderia deixar isso passar: afirmou que foi a primeira mulher a entrar na guerra pela audiência nas tardes dominicais. Se estudasse um pouco mais sobre televisão, saberia que Dercy Gonçalves foi a primeira. Aliás, nem precisa ir tão longe. Até a Xuxa já teve programa neste dia…
6 -Silvão disse que iria ser o “beneficiário” do seguro de vida do Roberto Cabrini, já que ele se arrisca tanto para fazer as reportagens do ‘Conexão Repórter’. Cabrini, por sua vez, em tom de brincadeira, insinuou que Silvio realmente precisava do dinheiro. O patrão, claro, desconversou. Vale lembrar que o dono do SBT passou por uma recente crise financeira no Grupo Silvio Santos.
7 -Os elogios rasgados aos apresentadores foram de lascar. Ana Hickmann nunca foi e nem nunca será a melhor apresentadora do Brasil. Por que ainda insistem nisso, gente? E o Décio Piccinini, que comparou o Rodrigo Faro com Chacrinha e Silvio Santos? O que foi aquilo? E o Nelson Rubens afirmando que grava o programa do Patati & Patatá para ver depois? Menos, muito menos…
8 - Deu peninha do Luan Santana. Sério! Foi chamado ao palco justamente no momento do anúncio dos indicados na categoria ‘Melhor Cantor’. Teve que ouvir caladinho os elogios rasgados dos jurados ao Roberto Carlos, além de ter que aguentar as piadinhas de Silvio Santos sobre o cabelo ‘pitoresco’ dele. Tadinho…
9 -Não, Silvio Santos! A Mel Fronckowiak ser escolhida como a ‘Melhor Atriz’ não significa que ela é “melhor que as estrelas da TV Globo”. Significa que os fãs de Rebelde flodaram o seu site…
10 - Leão Lobo causou e foi o astro da noite, soltando altas pérolas. Entre outras coisas, disse que Xuxa é uma apresentadora “muito ruim” e que o ‘CQC – Custe o Que Custar’ ainda não se definiu entre programa jornalístico e programa de humor (sendo que a atração é um formato de programa ‘infotainment’, que mistura entretenimento com informação).
Enfim, o ‘Troféu Imprensa’ continua sendo uma premiação chapa branca que precisa buscar credibilidade. A edição de 2013 reforça cada vez mais a ideia de que precisamos sim de um evento semelhante ao Emmy Awards, dos Estados Unidos, com acadêmicos renomados analisando e votando nos vencedores. Só assim conseguiremos medir a qualidade das produções brasileiras com precisão, veracidade e independência.

rd1

Nenhum comentário: